Um modal que merece atenção especial das empresas é a cabotagem. Este tipo de transporte é feito entre portos que estão localizados dentro do território nacional.
Muito utilizado quando ainda não havia um número considerável de estradas e rodovias, a cabotagem recorre aos mares, rios e lagos para levar mercadorias de um ponto a outro do Brasil, país que possui oito mil quilômetros de costa navegável.
A cabotagem trabalha em conjunto com outros modais, que levam as mercadorias até os portos para serem transportados pelos navios até o seu destino.
De acordo com a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC), este modal é o terceiro mais usado no Brasil, ficando atrás apenas dos transportes rodoviário e ferroviário.
A cabotagem é um modal muito promissor para o Brasil. Além da grande costa navegável, já citada anteriormente, os polos industriais, grandes centros consumidores e as principais cidades brasileiras estão no litoral ou próximas a ele, o que faz deste transporte um recurso bem interessante para movimentação de diferentes mercadorias.