Imagino que você já deve ter se sentido inseguro ao pensar se a sua carga vai chegar preservada, certo? Realmente existem cuidados essenciais que devem ser tomados para preservar a integridade dos produtos na hora do armazenamento e do transporte.
Para garantir um bom frete, é necessário primeiro, entender as particularidades de cada carga. Por exemplo, existem produtos que demandam um cuidado maior para serem armazenados e transportados, e outros que são que não precisam de tantos fatores específicos na hora do frete, esse é o caso das cargas secas.
CARGAS SECAS
São produtos mais resistentes, que não deterioram com facilidade e podem ser transportados sem cuidados específicos. As mais comuns são os alimentos não perecíveis como arroz, feijão, açúcar, café torrado, entre outros que dispensam a refrigeração.
As cargas secas são responsáveis por movimentar a maior parte do setor de logística.
Incluídos nessa categoria também estão:
- Artigos de vestuário;
- Produtos de higiene pessoal;
- Eletrodomésticos;
- Móveis;
- Madeiras;
- Ferragens;
- Encanamentos;
- Produtos de limpeza;
- Ferramentas;
- Peças automotivas;
PRINCIPAIS CUIDADOS
PROTEÇÃO CONTRA O CLIMA
Mesmo não tendo influência sobre algumas cargas secas, os fatores climáticos como o sol forte e a chuva podem danificar alguns materiais, por isso é importante evitar a exposição da carga.
ORGANIZAÇÃO E ARMAZENAGEM
O empilhamento correto da carga em armazéns e nos veículos de transporte é muito importante para manter a integridade dos produtos. A fixação adequada deve ser bem planejada.
EVITAR SOBRECARGA
O excesso de peso aumenta as chances de danos na carga e até de acidentes. Portanto, é sempre importante respeitar os limites seguros de armazenagem e transporte do veículo.