O Espírito Santo vai receber a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), nesta quarta-feira (19), por meio de uma publicação em seu perfil no Twitter.
Conforme o que foi anunciado pelo governador, a ZPE em território capixaba será implantada em Aracruz, no Litoral Norte do Estado.
As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) têm ganhado destaque como áreas estratégicas para o comércio exterior. Zonas primárias de controle aduaneiro, esses espaços são especialmente destinados à produção de bens voltados para a exportação e à oferta de serviços vinculados à atividade exportadora.
Os empreendimentos estabelecidos nessas áreas contam com incentivos cambiais, tributários e burocráticos, assegurados por um período mínimo de 20 anos.
A ZPE de Aracruz foi solicitada pelo Grupo Imetame e deve funcionar em uma área de cerca de 5 milhões de metros quadrados.
Além de anunciar a novidade para o setor produtivo, Casagrande destacou que foi informado pessoalmente pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSDB), sobre a vinda do empreendimento para o Estado.
Por fim, o governador, sem dar mais detalhes do certame entre o Executivo estadual e o governo federal, confirmou que Alckmin virá ao Espírito Santo no próximo dia 27, para assinar a resolução visando à implantação da ZPE em Aracruz.