O transporte de defensivos agrícolas é uma tarefa bastante delicada quando se trata de logística. Existem uma série de cuidados que, se não seguidos à risco, podem acarretar em multas, penalidades e até mesmo reclusão.
O QUE SÃO?
Defensivos agrícolas são produtos químicos utilizados por agricultores para o controle de pragas, protegendo a lavoura do ataque de insetos, ervas daninhas ou qualquer tipo de doença que pode atingir uma plantação. Também são conhecidos como agrotóxicos, pesticidas ou praguicidas.
POR QUE É PRECISO CUIDADO NO TRANSPORTE?
Por serem substâncias que representam risco para a saúde e para o meio ambiente, o transporte desses produtos exige uma série de cuidados por parte das empresas e dos motoristas.
EXIGÊNCIAS PARA O TRANSPORTE
Para tornar o transporte mais seguro, as empresas devem respeitar alguns critérios para manipular e transportar esses produtos:
- Os produtos devem estar isolados de alimentos e outras mercadorias.
- Precisam ser transportados na parte externa dos veículos e estarem cobertos por um material impermeável.
- Necessário uma avaliação periódica durante o transporte para avaliar se as embalagens estão intactas e sem vazamentos.
Além disso, existem requisitos importantíssimos que todas as empresas devem sempre levar em consideração na hora de oferecer um bom serviço de transportes de cargas perigosas, como ter veículos e equipamentos em boas condições operacionais, motoristas habilitados para o transporte de produtos perigosos, veículos que contenham equipamentos necessários para situações de emergência e EPI, e seguro para o transporte.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Os documentos necessários para o transporte e armazenamento de defensivos agrícolas são a nota fiscal dos produtos, a ficha de emergência e o receituário agronômico.
A ficha de emergência (FE), um guia de procedimentos destinado às equipes de atendimento quando na ocorrência de um acidente de transporte, também é um documento indispensável.