Canal do Panamá: porque da sua importância para o comércio internacional

O Canal do Panamá, com seus 82 km de extensão, é um feito impressionante da engenharia que corta o istmo do Panamá, ligando os dois maiores oceanos do mundo. Seu sistema de eclusas permite que navios ultrapassem as diferentes altitudes dos oceanos, tornando possível a travessia.

A importância do Canal do Panamá para o comércio exterior é imensa. Afinal, ele proporciona uma rota mais curta e eficiente para navios cargueiros, reduzindo drasticamente o tempo de viagem entre os continentes. 

Antes de sua construção, os navios eram obrigados a fazer a perigosa jornada em torno do Cabo Horn, demandando semanas a mais para completar a viagem. 

Só para exemplificar, o tempo de trânsito de uma carga entre o complexo de Itajaí, em Santa Catarina, para Los Angeles (EUA) utilizando o canal é de ≃30 dias. Sem ele, a carga levaria o dobro do tempo (60 dias) para alcançar o destino.

Assim, não restam dúvidas sobre qual é a importância do Canal do Panamá para o comércio global: ele agiliza o transporte de mercadorias, permitindo que produtos cheguem ao destino final mais rapidamente e a um custo menor, impulsionando o mercado internacional.