Com o avanço das interações do setor logístico, o cliente não quer somente que a entrega da sua carga chegue em boas condições. Ele busca o diferencial também na qualidade da transparência do processo de transporte e até do rastreamento de suas compras.
Quando todas as etapas do transporte da carga ficam claras para o cliente, e são compartilhadas ao vivo com ele, ou apresentadas por completo previamente, isso agrega mais valor ao serviço da empresa responsável por essa logística.
Nesse sentido, a tecnologia vem auxiliando empresas de logística com aplicativos e sistemas que rastreiam produtos, desde o estoque até as mãos do cliente.
Quando falamos de transporte de cargas, temos três etapas principais que definem o processo de movimentação de um produto: First, Middle e Last-Mile. Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma delas.
First-Mile
A primeira etapa (First Mile) é o processo de entrega da mercadoria ao responsável pelo transporte, seja um armador ou uma transportadora. Essa é a fase em que são coletadas do fabricante para serem levadas ao centro de distribuição.
Middle-Mile
Já na etapa intermediária (Middle-Mile) as mercadorias são transportadas por via aérea, marítima ou rodoviária até o centro de distribuição ou depósito seguinte. Quando as cargas são importadas, o frete marítimo predomina para realização do transporte. Nesta etapa é extremamente importante garantir a integridade dos produtos, que percorrem muitos quilômetros e podem sofrer danos.
Last-Mile
Na última etapa do processo de entrega de um produto (Last-Mile) é quando ele sairá do local de armazenagem e será entregue ao consumidor final. Essa é a etapa mais complicada e cara. Isso ocorre porque geralmente, essa etapa acontece em áreas urbanas, mais povoadas, com restrições de horários e também problemas de congestionamento e segurança.