A gestão de frotas é um processo fundamental para garantir bons resultados com a logística de transportes de uma empresa. Trata-se da organização de recursos e informações para gerenciar os modais de transporte que uma empresa possui ou utiliza. É uma forma de centralizar todas as atividades de controle, como manutenção, combustível, controle de quilometragem, entre outros detalhes, com objetivo de minimizar pontos negativos e maximizar os resultados positivos.
Faz parte dessa gestão planejar rotas assertivas com o intuito de reduzir tempo, custos e falhas. O objetivo é otimizar o serviço de transporte para que os custos sejam reduzidos, tanto para a empresa, quanto para o cliente. Por isso, fazer um gerenciamento de veículos mais eficiente ajuda a prever situações e garantir um uso consciente dos recursos dentro de uma empresa.
Essa gestão inclui o desenvolvimento de práticas para que esses processos atinjam as metas determinadas, com a melhor otimização de investimento. Algumas dessas práticas são:
- Análise das informações internas e externas para prevenção de riscos;
- Manutenção e controle das frotas;
- Escolha de veículos que consomem menos combustível ou que utilizem combustíveis mais eficientes;
- Construção de estratégias para diminuir custos;
- Rotas otimizadas;
- Monitoramento de resultados.
Nos últimos anos, para melhorar cada vez mais esse gerenciamento, as empresas vêm investindo na implementação de softwares que permitem a coleta e armazenamento dos dados para uma posterior análise e auxílio na tomada de decisão. Com isso, o gestor pode ter um maior controle a respeito da sua frota e da sua operação, recebendo, inclusive, alertas para que ele possa agir sobre problemas que estão ocorrendo ou mesmo que vão ocorrer.
Podemos perceber então, que através de um planejamento assertivo e de uma execução baseada em ações previamente estabelecidas é possível criar uma gestão de frotas dinâmica, produtiva e, acima de tudo, segura. Por isso que a gestão traz inúmeros benefícios para a empresa, que consegue ter mais controle, transparência e economia de recursos.