Quando falamos de tipos de transportes, logo nos vem à cabeça os modais aéreos, rodoviários, aquaviários, etc. O que pouca gente sabe é que 4% do transporte de cargas no Brasil é feito por um modal muito desconhecido, o Dutoviário.
O Transporte Dutoviário (ou Transporte Tubular) é aquele realizado por meio de Dutovias, ou seja, de tubulações. Para esse tipo de transporte, a operação é feita de forma subterrânea ou submarinos.
Esse modal possibilita o transporte de grandes quantidades de produtos e materiais por longas distâncias.
O sistema dutoviário é bastante seguro e uma das grandes vantagens deste modal é a diminuição do tráfego de substâncias perigosas, evitando a incidência de desastres ecológicos.
Outra vantagem deste modal é que o custo operacional é baixo. É uma boa opção para transportar produtos líquidos, gasosos ou sólidos granulares. Além disso, na maior parte dos casos, não necessita de embalagens para o transporte desses produtos.
Importante citar também que esses dutos funcionam de forma contínua, ou seja, 24 horas por dia sem parar. Pensando no quesito segurança, o sistema dutoviário tende diminuir a chance de roubos e furtos de produtos, já que muitos tubos estão imersos no solo.
A principal questão que interfere no crescimento desse tipo de transporte são os altos custos de implementação, além da necessidade de licenças ambientais para instalação.
Por esses motivos, esse modal não é tão popular no Brasil, apesar de seus 4% representarem mais que o transporte aéreo no país.