Conheça os principais navios de carga:
NAVIO GRANELEIRO:
Os graneleiros possuem grandes escotilhas hidráulicas que cobrem os porões, onde os produtos são armazenados sem a contagem de unidades, embalagens específicas e identificação de alguma marca comercial. Foram feitos para transportar mercadorias a granel tais como:
- grãos em geral tais como soja e milho, por exemplo;
- açúcar;
- minérios;
- carvão;
- fertilizantes e etc.
NAVIO PETROLEIRO:
Construído especificamente e exclusivo para o transporte de petróleo e seus derivados, não podendo ser utilizado para acondicionar outros tipos de líquidos.
NAVIO PORTA-CONTÂINER:
Os navios porta-contêineres são compostos por vários porões, cada um equipado com “guias de células” que permitem que os contêineres se encaixem no lugar. Cada contêiner é então preso ao vaso e um ao outro para fornecer estabilidade. Depois que as primeiras camadas de contêineres são carregadas e as escotilhas fechadas, camadas extras são carregadas no topo.
NAVIO RO-RO:
Ro-Ro é a sigla utilizada para definir os navios cargueiros Roll on-Roll off. Seria navio de “carga rolante”, ou seja, aquela que embarca e desembarca do navio rolando, seja em cima de suas próprias rodas ou em cima de um equipamento específico para isso. Diferentemente do navio transportador de contêiner, o navio Ro-Ro é todo fechado. É como se fosse um grande estacionamento vertical com várias rampas internas onde, na maioria das vezes, é possível ajustar a altura dos andares de acordo com o tipo de carga.