Você já pensou no que acontece com os produtos que estão estragados em uma loja? Com as embalagens descartadas depois que o produto é entregue? Ou o que acontece com aquele produto que o cliente cancelou a compra?
A logística reversa é um conceito que vem ganhando espaço no mercado. Ele consiste no recolhimento e destinação de uma mercadoria que já foi vendida ou consumida, como embalagens e resíduos, além de produtos que por algum motivo, não chegarão ao consumidor final.
Esse conceito surgiu com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, mas vem ganhando força nos últimos tempos e empresas já estão se adaptando para lidar com os próprios resíduos que produzem.
Os procedimentos são diversos e possuem muitas finalidades, como recolher mercadorias que não foram vendidas, buscar produtos que apresentarem defeitos ou que a venda foi cancelada pelo cliente, pegar materiais que podem ser reciclados (como latinhas, garrafas e embalagens), etc.
A implementação desses procedimentos é uma poderosa ferramenta para gerar publicidade positiva, reforçando o posicionamento da marca a favor do meio ambiente. A logística reversa auxilia no desenvolvimento sustentável, já que a empresa estará recolhendo resíduos e materiais para reciclagem. As pessoas percebem que a organização se preocupa com a preservação do meio ambiente e darão preferência aos produtos dessa marca.
Além disso, as práticas podem inclusive reduzir custos, proporcionando a otimização de materiais, já que é possível reaproveitar matéria-prima para produção e reparar bens ajudando a empresa a manter seu equilíbrio financeiro.
O processo de produção é melhorado quando a empresa desenvolve procedimentos para o tratamento de resíduos, adaptação da produção e modificação do fluxo de distribuição. Além disso, a coleta dos resíduos minimiza o consumo e custos com matérias-primas e permite a adoção de tecnologias mais limpas.