O transporte marítimo permite a movimentação de enormes quantidades de carga em um só embarque. A produtividade dos supernavios, é o motivo para que cresçam em tamanho, capacidade de carga e capacidade operacional. Conheça os gigantes dos mares, responsáveis pela movimentação de enormes quantidades de cargas pelos oceanos todos os dias.
HMM Algeciras – maior porta-contêineres do mundo
No transporte ultramarino de contêineres, o gigante HMM Algeciras é imbatível. Sua capacidade de carga útil é monstruosa, chegando a 24 mil contêineres uma só vez. O mega navio foi construído na Coreia do Sul, fez sua primeira viagem em 2020. Seu operador é a Hyundai Merchant Marine (HMM), o nono maior armador de transporte de contêineres do mundo.
Este navio tem 400 metros de comprimento total e 61 metros de largura. Seu calado (parte que fica sob a água) é de 16,5 metros. Ele trabalha em rotas no Extremo Oriente da Europa e Norte da Ásia, em portos da China, Coreia do Sul, Holanda e Reino Unido.
Knock Nevis – maior petroleiro do mundo
O maior navio petroleiro do mundo tem números impressionantes. A capacidade de carga do navio é de 4,2 milhões de barris de petróleo, o que equivale a cerca 665 milhões de litros. Ele tem 458,4 metros de comprimento. Sua largura é de 68,9 metros e o calado é de 24,5 metros, mais do que um prédio de oito andares. Para fazer uma curva, o Knock Nevis precisa de um raio de 3,7 quilômetros.
Construído na Noruega entre 1979 e 1981, o navio Knock Nevis já foi conhecido por vários nomes. Em sua história está até um ataque sofrido na Guerra Irã – Iraque, quando foi danificado.
Lan Hua Hai – maior graneleiro do mundo
Quando se trata do transporte de grãos, o título de maior navio vai para o Lan Hua Hai. Especializado no transporte de grãos, o navio Chines tem 254 metros de comprimento e pode carregar até 90 mil toneladas de carga de uma só vez.
Ele foi construído em 2013 para atender à enorme demanda por grãos, principalmente soja, do mercado chinês. Suas 90 mil toneladas de carga útil equivalem a mais de 2600 carretas de soja. O Lan Hua Hai já esteve no Brasil e atracou em 2019 no Porto de Paranaguá para receber um carregamento de farelo de soja com destino à Holanda.