CARACTERÍSTICAS DA LOGÍSTICA NA ÉPOCA DE NATAL

Com a chegada do Natal, muitas empresas precisam adaptar sua logística para lidar com as demandas desse período. Essa tarefa não é das mais fáceis visto que o período tem grandes impactos em todo o setor logístico.

 

Aumento dos pedidos

A demanda por produtos se multiplica e, portanto, os pedidos também. Gerenciar um volume de pedidos superior ao habitual representa uma dificuldade agregada para qualquer armazém, que corre o risco de sofrer algum dos problemas logísticos mais comuns: atrasos na expedição, operações ineficientes, rupturas de estoque, etc.

 

Rapidez no processamento e entrega

As entregas em 24 horas são mais cruciais do que nunca, pois ninguém quer ficar sem presentes no Natal. Para tal, é imprescindível agilizar a preparação de pedidos, sua expedição e entrega, enfrentando desafios logísticos como a estratégia omnichannel ou a última milha, entre outros. 

 

Maior probabilidade de erros

Ao aumentar a atividade é possível que ocorram erros no picking. Ainda assim, devemos evitá-los ou limitá-los ao mínimo para que a satisfação do cliente seja plena e, ao mesmo tempo, economizar importantes custos logísticos. 

 

Logística reversa

O aumento dos pedidos e do número de devoluções é diretamente proporcional, sobretudo quando se trabalha com pedidos online. Gerenciar a logística reversa significa mais horas de trabalho, uma subida dos custos associados, além da necessidade de ter um espaço extra para realizar esse trabalho. É preciso considerar que a maior parte das devoluções ocorre após as festas natalinas. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>