Com a chegada do Natal, muitas empresas precisam adaptar sua logística para lidar com as demandas desse período. Essa tarefa não é das mais fáceis visto que o período tem grandes impactos em todo o setor logístico.
Aumento dos pedidos
A demanda por produtos se multiplica e, portanto, os pedidos também. Gerenciar um volume de pedidos superior ao habitual representa uma dificuldade agregada para qualquer armazém, que corre o risco de sofrer algum dos problemas logísticos mais comuns: atrasos na expedição, operações ineficientes, rupturas de estoque, etc.
Rapidez no processamento e entrega
As entregas em 24 horas são mais cruciais do que nunca, pois ninguém quer ficar sem presentes no Natal. Para tal, é imprescindível agilizar a preparação de pedidos, sua expedição e entrega, enfrentando desafios logísticos como a estratégia omnichannel ou a última milha, entre outros.
Maior probabilidade de erros
Ao aumentar a atividade é possível que ocorram erros no picking. Ainda assim, devemos evitá-los ou limitá-los ao mínimo para que a satisfação do cliente seja plena e, ao mesmo tempo, economizar importantes custos logísticos.
Logística reversa
O aumento dos pedidos e do número de devoluções é diretamente proporcional, sobretudo quando se trabalha com pedidos online. Gerenciar a logística reversa significa mais horas de trabalho, uma subida dos custos associados, além da necessidade de ter um espaço extra para realizar esse trabalho. É preciso considerar que a maior parte das devoluções ocorre após as festas natalinas.