Duas grandes tempestades estão em formação nas águas do leste asiático, e devem atingir a região com ventos e chuvas fortes nos próximos dias. China e Taiwan devem sentir efeitos de fortes chuvas e ventos.
A tempestade tropical Cempaka se fortaleceu e transformou-se em um tufão no início da terça-feira (20), chegando ao mar do sul da China. Já na quarta-feira (21), o tufão In-Fa se aproximou do sudeste da China, e deverá trazer fortes chuvas para áreas costeiras da província de Zhejiang no fim de semana, disse o Centro Meteorológico Nacional da China.
Os Meteorologistas esperam que o Cempaka não se intensifique ao se aproximar da terra, mas uma situação de alerta foi instaurada. Um Sinal de Vento Forte Nº 3 foi emitido para Hong Kong, indicando velocidades de vento de 41 a 62 km/h, de acordo com os sinais de aviso de tufão do Observatório de Hong Kong.
Na China, o Cempaka atingiu primeiro a cidade de Shenzhen, na costa da província de Guangdong, localizada no sul do país, trazendo fortes ventos e chuvas fortes na noite de terça-feira.
O tufão também atingiu a costa do distrito de Jiangcheng, na cidade de Yangjiang, presenciando ventos de até 118,8 km/h, segundo o centro meteorológico da província. A cidade implementou o controle de tráfego em diversas estradas e emitiu um alerta vermelho, o nível mais alto, para tempestades. Quase 5.000 pessoas na cidade foram evacuadas para um local seguro.
Por outro lado, o In-Fa está seguindo mais ao norte, impactando principalmente as ilhas do sul do Japão e Taiwan, mas é pouco provável que interaja com Cempaka.
Na quarta-feira, o Departamento Marítimo de Taizhou, que fica no Sul da província de Zhejiang, na China, aumentou sua força de patrulha marítima, conduziu inspeções em áreas-chave e introduziu um alto nível de alerta devido à possibilidade do tufão atingir a área.
O departamento de Cultura, Rádio, Turismo e Esportes da cidade também emitiu um aviso de emergência para fechar os pontos turísticos, suspender as atividades culturais e turísticas ao ar livre em grande escala e organizar a evacuação de passageiros retidos.
Tufões poderosos são uma ocorrência regular durante o verão no sul da China, embora possam se formar durante todo o ano devido às águas quentes do Pacífico. Portanto, ao contrário da temporada de furacões do Atlântico, a temporada de tufões do Pacífico Ocidental não tem um início e fim definidos.
Impactos em vários setores, inclusive o de transporte, já são esperados para os próximos dias. Autoridades esperam ter mais informações em breve.