A região do Oriente Médio corresponde a um conjunto de países localizados a oeste do continente asiático. Sendo a região global com maior concentração de petróleo, o Oriente Médio já é mundialmente reconhecido pelo comércio de combustível fóssil, contudo vem nos últimos anos se fortalecendo em outros setores do mercado externo e está cada vez mais aberto à negociações com países ocidentais.
Em 2019, a balança comercial da região teve um salto de 9,1%, atraindo muitos investidores estrangeiros interessados em expandir seus negócios. Nesse mesmo ano, o Brasil alcançou a marca de US $10,8 bilhões de capital arrecadados com as exportações destinadas ao Oriente Médio, representando o maior saldo comercial brasileiro dentre seus parceiros comerciais.
Nos anos posteriores os resultados foram igualmente favoráveis e constantes. Em 2021, os resultados foram ainda mais surpreendentes com US $12 bilhões de montante arrecadado com exportações, segundo dados do Comex Stat. A partir disso, é possível constatar que a lucrativa relação entre Brasil e Oriente Médio não é recente ou pontual, já há alguns anos o fluxo comercial tem sido positivo e tem se mostrado uma excelente oportunidade de negócio
Ao que tudo indica, o mercado internacional do Oriente Médio continuará próspero pelos próximos anos, sendo, portanto, uma ótima opção de mercado para o empresário que deseja investir na exportação de seus produtos.