OS 5 PRINCIPAIS PORTOS DO BRASIL

A atividade portuária é fundamental para a economia brasileira. Como esse é um grande setor no país, definir quais são os principais portos não é uma tarefa fácil. Essa definição é feita pela análise da eficiência dos portos, através do volume de carga que é movimentado em cada um. 

Através dessas informações, temos uma lista dos 5 portos mais importantes para a economia brasileira. Confira mais abaixo sobre cada um deles. 

 

PORTO DE SANTOS (SP)

Localizado na costa de São Paulo, é considerado o maior porto do país em tonelagem de cargas e movimentação de contêineres, correspondendo a 30% de toda a movimentação portuária do Brasil. Ele é usado como deslocamento de carga para a maioria dos estados, e por ele passam produtos como carnes, vegetais, plásticos e produtos químicos.

 

PORTO DE PARANAGUÁ (PR)

Localizado na região sul, destaca-se em 5 principais atividades econômicas que são a agroindústria, alimentos, transporte, indústria mecânica e indústria química. O porto é referência na exportação dos principais produtos de 10 estados: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

PORTO DO RIO DE JANEIRO (RJ)

O Porto do Rio de Janeiro é um porto regional considerado de grande porte. Ele movimenta principalmente produtos originários da indústria de transformação, ou seja, produtos com maior valor agregado por unidade de produto movimentado.

 

PORTO DO ITAJAÍ (SC)

Também localizado na região Sul, o Porto de Itajaí é considerado o segundo maior do país em movimentação de contêineres. Atua principalmente com exportação de plásticos, carvão vegetal e madeira.

 

PORTO DE VITÓRIA (ES)

O Porto de Vitória é considerado um porto de grande porte, pois sua área de atuação chega a atender a 21 estados mais o Distrito Federal. O porto é reconhecido principalmente pelos setores dos produtos minerais, tais como na metalurgia, celulose, agroindústria e madeira (hulhas, por exemplo). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>