Anteriormente, falamos aqui um pouco sobre a logística reversa, mas afinal de contas, quais vantagens um negócio vai ter ao adotar essa prática? Listamos aqui os principais pontos positivos que esse tipo de logística traz à um negócio, e o porquê ela deve ser adotada.
Sustentabilidade
Todo setor econômico tem um impacto no meio ambiente, principalmente produção de mercadorias. A logística reversa gera um cuidado especial para o planeta, uma vez que ela é útil na promoção do consumo consciente, evitando o descarte desnecessário de mercadorias.
A implantação do sistema de logística reversa torna possível a reutilização e a redução no consumo de matérias-primas, na medida em que permitem o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles poluam ou contaminem o meio ambiente.
Imagem positiva
Em alguns casos, a logística reversa está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, por isso é obrigatória. Porém, quando uma empresa adota essa ideologia, ela naturalmente irá atrair consumidores mais conscientes, expandindo o seu público, e agregando valor a sua imagem.
Além disso, a logística reversa ajuda a educar esses consumidores para as práticas sustentáveis e para a escolha de produtos ecologicamente corretos, firmando a responsabilidade deles em estágios como a coleta seletiva, a separação e o descarte dos resíduos.
Redução de custos
Quando os processos se tornam mais eficientes, os custos geralmente caem na produção, armazenagem e distribuição. A logística reversa traz economia nos processos produtivos, já que os resíduos retornam à cadeia servindo como insumo para novas embalagens, diminuindo o consumo e os custos de matérias-primas. Dessa forma, a empresa conseguirá maximizar os lucros do negócio, além de evitar o desperdício.