Muita gente pensa que a criatividade pertence apenas a artistas, ou ao “pessoal da publicidade e marketing” como muitos costumam dizer. Pensar que criatividade só precisa existir nessas áreas é um erro que pode custar muito para vários setores.
Criatividade é muito mais do que um dom para arte, é uma ferramenta de solução de problemas que há um bom tempo vem sendo uma habilidade requisitada em todo mercado.
Então, como criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida, pensar que que criatividade é um dom e acreditar que algumas pessoas já nascem criativas e outras não é um grande erro. Criatividade não é dom e nem ferramenta de publicitário e artista.
A logística é um dos setores que mais demanda criatividade, pois os profissionais precisam fazer de tudo para dar conta das demandas e desafios do dia a dia.
Caminhões que dão problema, a carga que não coube, o produto que não é encontrado no armazém, a conta do frete que sempre ultrapassa, estoques cheios, gargalos na carga e descarga… Esses são apenas alguns dos problemas que surgem no dia a dia da logística e que demandam muito da criatividade para solução serem solucionados.
Para ser criativo você precisa ter conhecimentos variados, mostrar conteúdo e repertório, além de ter a resiliência para lidar com as mais variadas situações da melhor forma possível.
Aplicar processos criativos na logística, assim como em qualquer outra área, depende de processos. As principais etapas de um método onde você depende da criatividade para resolver problemas deve seguir uma ordem:
1 – Preparação: Análise do problema;
2 – Incubação: Trabalhar a situação na mente;
3 – Iluminação: Quando a solução chega;
4 – Verificação: Validar a solução;
5 – Aplicação: Resolver o problema.
Portanto, respondendo a pergunta, é possível ser criativo na logística, mas mais do que isso, é extremamente necessário que todo profissional do setor, busque desenvolver essa habilidade.