O transporte de maquinário tem várias particularidades e normas mais específicas a serem seguidas, e é um dos grandes desafios do mercado de logística.
Entende-se como maquinário os equipamentos industriais que possuem uma finalidade específica para certo tipo de indústria. A exemplos são os tratores, guindastes, prensas. Máquinas que já são montadas em fábrica e precisam ser transportadas na íntegra.
Existem cuidados importantíssimos que as empresas de transporte devem levar em consideração na hora de realizar o transporte dessas cargas. Listamos os 4 principais abaixo:
ESCOLHA DO VEÍCULO CORRETO
O transporte de máquinas deve seguir alguns requisitos, e cada tipo de maquinário requer um veículo específico que suporte o peso, tenha estabilidade e transporte
a carga com segurança.
DISTRIBUIÇÃO ADEQUADA
O peso dos equipamentos deve estar bem distribuído no veículo, para garantir a estabilidade e impedir que danos sejam causados.
PLANEJAMENTO DE ROTAS
É necessário um planejamento prévio da rota desse tipo de transporte, para definir por onde o maquinário pode passar. Viadutos, pontes e túneis podem ser um empecilho, portanto é preciso evitar obstáculos.