O que pode ser novidade para muitos, já vem ganhando muito espaço no mercado de logística no mundo todo, e agora no Brasil. A logística sustentável está sendo adotada por grandes empresas como Unilever, Coca-Cola, etc. Esse conceito é a crença de que é possível entregar um serviço de qualidade, gerando resultados positivos para o setor e reduzindo os impactos ambientais.
O conceito de adotar práticas mais sustentáveis no transporte de cargas surge como uma necessidade para ajudar a diminuir os impactos no meio ambiente frente às grandes mudanças climáticas das últimas duas décadas.
Para que se tenha ideia do impacto do setor, a logística representa em média 8% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e cerca de 12,5% do PIB brasileiro. Porém, entre 9% e 12% da energia no mundo e 19% da energia no Brasil é consumida pelo setor. Isso significa toneladas de emissão de CO₂, principal gás de efeito estufa.
A partir dessa lógica, as empresas começaram a perceber a necessidade de adotar essas práticas mais sustentáveis. Percebeu-se também que além de contribuir com o meio ambiente, ao adotar tais medidas, é possível chamar a atenção do governo e de investidores que estejam alinhados com essa ideologia.
Além disso, o objetivo também é chamar a atenção do público que apoiam essas causas e valorizam essa postura por parte das empresas, aumentando sua competitividade no mercado.
Especialistas definiram quais são as principais medidas que o setor de logística precisa adotar para torná-lo mais sustentável:
- Redução do impacto sobre o ar, solo, água, fauna, flora;
- Redução da emissão de gases poluentes na atmosfera;
- Descarte adequado de resíduos;
- Contratação de mão de obra local;
- Otimização de rotas para a preservação dos recursos naturais.;
É importante ressaltar que a adoção de práticas sustentáveis é algo que deve ser feito por todos os setores, tanto da economia, quanto da sociedade. Se cada um fizer sua parte, podemos colaborar imensamente com a preservação do meio ambiente e da vida no nosso planeta!