Quando pensamos em logística de transporte de carga internacional, logo pensamos nos “modais”. Esse nome é utilizado para definir a categoria de acordo com o modo de transporte.
Hoje vamos falar um pouco dos modais Aéreo e Marítimo. Esses são os principais meios de transportes internacionais de cargas, utilizados em todos os 4 cantos do mundo. Cada um tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.
AÉREO
De longe, a principal característica desse modal é a rapidez com que se é possível levar algo de um lugar ao outro. O transporte, que quando feito por outros modais pode durar até meses, pela via aérea, pode levar apenas horas.
Uma outra vantagem também é a preservação da integridade do produto. Esse modal é muito utilizado para o transporte de produtos eletrônicos e alimentícios, além de outros produtos com prazos de validade curtos.
Porém tudo isso tem um preço maior. A desvantagem do transporte aéreo é o preço bem mais elevado que de outros modais. Além disso, a limitação na quantidade de carga é um ponto negativo para quem precisa fazer transportes volumosos e de grande quantidade.
MARÍTIMO
Um dos modais mais antigos, o transporte marítimo é utilizado para o envio de cargas de todos os tipos, além de ser o principal meio de transporte de cargas muito grandes. A grande vantagem é o custo mais baixo do frete.
Outro ponto positivo é a segurança no transporte de produtos, com baixo risco de furtos, perdas e extravios.
O principal ponto negativo é o prazo de entrega mais longo, uma vez que o transporte marítimo é mais lento que o aéreo, por exemplo. Outra desvantagem é a burocracia na documentação das cargas importadas e exportadas, o que torna a liberação das mercadorias mais demoradas.
Cada modal tem sua particularidade, portanto analise com profissionais da área para escolher qual é o melhor meio de transporte para o que você precisa.